Inovação tecnológica na área da saúde: produtividade maior da enfermagem

Produtividade Enfermagem

21 de dezembro de 20212 min de leitura

 Inovação tecnológica na área da saúde: produtividade maior da enfermagem

Investir em inovação tecnológica na área da saúde é proteger sua instituição, ganhar espaço e otimizar custos. A complexidade dos atendimentos de pacientes de Covid-19, a falta de profissionais capacitados, o aumento nos custos de materiais e medicamentos e a retomada dos atendimentos eletivos em 2021 elevaram o custo de saúde. Com isso, hoje, hospitais e clínicas enfrentam um grande desafio: a otimização de recursos humanos e financeiros.

Diante desse cenário, as instituições precisam otimizar processos para aprimorar resultados. Dados da Quality24 apontam que, em média, a equipe de enfermagem gasta 5 minutos por chamado não assistencial, aqueles que não estão relacionados à saúde do paciente.

Um dos processos que pode auxiliar nessa tarefa é criar um canal de comunicação do paciente internado utilizando tecnologia para ampliar os benefícios. Quando se trabalha no cuidado centrado no paciente, associado ao uso de tecnologias, os benefícios são muitos, inclusive para a produtividade da enfermagem.

A Quality24 desenvolve soluções digitais que permitem o paciente acionar diretamente as áreas não assistenciais do hospital, e ao mesmo tempo, monitorar a qualidade dos serviços prestados em tempo real. Por meio de apps white label, que podem ser usados no celular pessoal ou em um tablet beira-leito, é possível se aproximar do paciente, ampliar a assistência à saúde e direcionar as necessidades de cada chamado.

Outro dado da Quality24, de um dos hospitais onde a tecnologia foi implementada, demonstra que, em média, a equipe da enfermagem passava 3 horas do dia ocupada com assuntos não pertinentes à assistência à saúde. Outro dado bastante relevante: 40% das demandas dos pacientes estavam relacionadas a zeladoria, manutenção,acomodação, entre outros assuntos não relacionados à saúde do paciente.

Essas ações geram bem-estar ao paciente e seus familiares,fidelidade e otimizando os processos internos. Um dos principais ganhos para os hospitais, por exemplo, é o aumento da produtividade da enfermagem, e a geração de dados para uma gestão melhor.

A experiência do paciente na produtividade da enfermagem

Um relatório do Society of Hospital Medicine (SHM), por meio do SHM’s i-HOPE Stakeholder Committee, diz que “problemas com a qualidade e segurança do atendimento hospitalar são bem documentados. No entanto, o que é menos compreendido são as perspectivas dos pacientes, familiares, cuidadores e outras partes interessadas”.

Com o uso da tecnologia e o engajamento do paciente, o trabalho da enfermagem fica mais assertivo e a produtividade aumenta. “O profissional da enfermagem fica mais disponível para atender as questões de saúde. Ele consegue acompanhar o paciente de forma mais efetiva, sem perder tempo com situações que não fazem parte do seu escopo de trabalho”, afirma um dos administradores de um estabelecimento onde o software da Quality24 é usado.

Produtividade Enfermagem Tecnologia

Ter uma melhor experiência do paciente resulta em uma redução nas taxas de abandono do paciente ao tratamento e na implantação de um clima organizacional harmonioso entre profissionais da saúde em seus atendimentos.

Conheça a tecnologia da Quality24 e melhore a experiência do paciente na sua instituição.

Descubra como transformar a jornada de saúde do seu paciente

Solução de monitoramento remoto e aplicativo de experiência do paciente.

Rua Pamplona, 1445 - 1º andarJardim Paulista - São Paulo/SPCEP: 01.405-002
Telefone: +55 (11) 3884-5940contato@quality24.com.br

© Quality24 Tecnologia 2022. Todos os direitos reservados.