Investimentos em formação e tecnologia para ampliar a experiência do paciente

Desenvolver um atendimento centrado no paciente nem sempre é fácil. É preciso investir em formação e tecnologia.

2 de dezembro de 20213 min de leitura

 Investimentos em formação e tecnologia para ampliar a experiência do paciente

A experiência do paciente é um tema cada vez mais relevante na área da saúde e alguns cursos estão surgindo para auxiliar na formação e atualização dos profissionais.

Muitas pesquisas já demonstram que existe uma relação bastante positiva entre a experiência do paciente e seu estado clínico, além de uma série de melhorias para as instituições de saúde. Elas comprovam que quando existe uma conexão entre paciente/médicos/instituições há uma melhor performance nos indicadores de qualidade.

Com isso, as instituições de saúde têm buscado cada vez mais entender essa relação para aperfeiçoar os serviços a partir da experiência do paciente.

Formação

Desenvolver um atendimento centrado no paciente nem sempre é fácil. É preciso investir em formação e tecnologia.

Atualmente, o mercado oferece cursos e capacitações que abrangem vários temas relativos à jornada do paciente nas instituições.

Um dos principais institutos de formação, colaboração e compartilhamento de conhecimentos e boas práticas na área é o The Beryl Institute, uma comunidade global que se dedica à melhoria da Experiência do Paciente, em parceria com o Patient Experience Institute (PXi).

No Brasil, as principais escolas de formação oferecem de cursos rápidos a especializações. Entre eles destacamos:

Em todos eles, o objetivo final é conhecer o conceito de experiência do paciente, a implantação de um modelo, como engajar os colaboradores, pacientes e familiares neste conceito.

Outra fonte de informações voltada para a formação e divulgação de pesquisas em experiência do paciente é o Patient Experience Journal (PXJ) .

A importância da formação

Ao levar em conta a experiência do paciente, hospitais e clínicas têm uma melhora significativa na eficácia e segurança do atendimento, além de uma melhor organização do fluxo, principalmente no ambiente hospitalar.

Isso proporciona aumento da receita, métricas mais adequadas de avaliação, trabalho menos exaustivos de quem está na linha de frente do atendimento e uma fidelização por parte da família.

Tecnologia

O fator humano é de extrema importância para o desenvolvimento assertivo da experiência do paciente, mas as inovações em tecnologias de softwares vão auxiliar, com eficiência e segurança, na avaliação das preferências e necessidades individuais dos pacientes indicando quando e como intervir e melhorar os serviços.

A Quality24 é uma healthtech que oferece uma tecnologia para a avaliação da satisfação do paciente 24 horas por dia, 07 dias na semana, gerando bem-estar, fidelidade e otimizando os processos internos.

Quality24 Experiência do paciente

A empresa criou um software, com auxílio de um grupo de médicos, para melhorar a experiência do paciente durante a sua permanência na instituição de saúde. O aplicativo facilita a forma de gerir e medir a experiência do paciente; prioriza melhorias, com feedbacks em tempo real e converte as ideias em ações, engajando os colaboradores.

A satisfação do cliente da saúde

Originado no comércio e na indústria, a “satisfação do cliente” começa a ganhar espaço também na área da saúde. Neste caso, a forma como a pessoa é acolhida e sua jornada ao longo do processo clínico e hospitalar farão a experiência do paciente ser positiva ou negativa.

Quando se fala em experiência do paciente, devemos entender que todo o atendimento está centrado no cuidado do paciente. Ou seja, desde a cultura das organizações e como elas são conduzidas, ao envolvimento de todos aqueles que trabalham e são assistidos pela saúde, à tecnologia empregada e ao ambiente no qual os cuidados são prestados.

Para atender a tudo isso, o The Beryl Institute diz que “há necessidade de alinhar, integrar e apoiar coletivamente os itens estratégicos e operacionais mais amplos que, em última instância, conduzirão os resultados gerais da saúde”.

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